terça-feira, 31 de julho de 2012

Projeto Gabriel Social dá um salve a todos!!

Sejam todos muito bem vindos 

Nós do Projeto Gabriel Social damos inicio à nossas atividades no mundo dos blogs hoje.

Viemos usar essa importante ferramenta da internet para divulgar nosso trabalho, informa-los das nossa atividades e procurar arrecadar recursos para que possamos ajudar nossos queridos anjinhos, que apresentam deformidades faciais e necessitam da nossa ajuda.

Nosso objetivo como projeto é: transformar o sonho de pacientes com deformidades faciais em realidade. Dar a oportunidade de que tenha uma vida mais tranquila, com menos preconceito, mais reconhecimento das suas capacidades e dignidade.

Toda a idéia brotou após um longo semestre de atividades no NAPADF (Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais) na UFSC. Neste local, realiza-se o atendimento, com maior enfoque,  a pacientes que apresentam fissuras lábio palatinas e, também, pacientes que apresentem deformidades faciais que necessitam de atendimento odontológico. 

Todos nós seres humanos possuímos defeitos e "imperfeições", que muitas conseguimos conviver e superar normalmente. Mas, as pessoas que assistimos no projeto apresentam deformidades estampadas em suas faces. Como conseguir esconder? Como conviver com essa diferença na sociedade? Como passar a vida toda sendo tratado como um estranho? Essa pessoa não é um Homo Sapiens Sapiens como todos os outros? 

Quando me deparei com todas essas questões e visões de quão difícil deve ser a vida de um portador dessa síndromes. Por quê não ajuda-los?


Mãe do Gabriel e Gabriel


Após o convívio com o paciente Gabriel que despertou a vontade de ajudar. Não há como descrever, a alegria e energia positiva que ele libera no ambiente onde chega. É um menino que transborda alegria, envolve a todos e desperta a curiosidade.

Gabriel é portador da síndrome de Treacher Collins,  síndrome de caráter genético, rara e possui como implicações clínicas: inclinação antimongolóide das fissuras palpebrais associadas ou não a colobomas da pálpebra inferior, hipoplasia malar, micrognatia, palato fendido, macrostomia, microtia (com possível surdez).

Um dia após uma consulta de rotina, a mãe de Gabriel me procurou para dizer que ele havia consigo uma consulta no instituto SOBRAPAR em São Paulo. Porém, estava muito triste, pois não sabia se seria possível a ida até São Paulo. Já houve a possibilidade de realizar as cirurgias outras quatro vezes, mas foram perdidas por falta de leito, entraves no hospital e falta de como se locomover

Fui para minha casa pensando em uma maneira de ajudar ele. Por onde começar? 

Surgiu a idéia de montar um projeto para tentar arrecadar dinheiro na iniciativa privada e ajuda de pessoas que estivessem dispostas a ajudar. 

Tudo deu muito certo e através das redes sociais conseguimos fazer com que o Gabriel viajasse e realizasse as consultas no SOBRAPAR. No entanto, o tratamento de pacientes com deformidades é longo e despende de inúmeras consultas, cirurgias e um suporte financeiro generoso. 

Perante a toda essa situação é que tive a iniciativa de montar esse projeto social para angariar fundos e possibilitar que pacientes com deformidades faciais possam ter uma vida mais tranquila, com menos preconceito, mais reconhecimento das suas capacidades e dignidade. 

Agradecemos a todos que nos ajudam e dão incentivo para continuar na luta. Que Deus ilumine a vida de todos. 



Inspiração e fonte de motivação do projeto, Gabriel.





No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. 
Albert Einstein 




Nenhum comentário:

Postar um comentário